Ao meditarmos no texto do sermão da montanha, no evangelho de Mateus, fomos intensamente desafiados a olhar para nossa vida pessoal e perceber o quanto somos “pobres em espírito” quanto ao que precisamos ser para de fato e de verdade fazer a vontade de Deus
Jesus, por sua misericórdia e amor, inclui em seu sermão um conselho fundamental para sermos parecidos com Ele e praticarmos seus ensinamentos:“Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” (Lucas 11:13 – NTLH). Sim! Ele promete habitar em nós por meio de seu Espírito Santo, e nos capacitar para sermos verdadeiros discípulos.
As Palavras de Jesus neste sermão, desnudam nossa alma, tira de nosso rosto o véu da hipocrisia religiosa, para que por meio do Espírito Santo sejamos transformados até que sejamos semelhantes a Cristo Jesus. Como diz Paulo aos Coríntios:“E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito.” (2Coríntios 3:18 – NAA)
Vemos esta verdade acontecendo na comunidade dos discípulos quando lemos o livro dos Atos dos apóstolos, ou como disse o comentarista bíblico: “Atos do Espírito Santo”. Acho muito bem colocado pelo comentarista bíblico, porque em Atos, o personagem principal não foram os apóstolos, ou, ainda, Paulo como plantador de igrejas, mas a figura central é Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo derramado sobre a Igreja!
Vamos continuar mergulhando em águas profundas, no estudo e reflexão, assim como na vivencia da Palavra de Deus, afim de buscar transformação da nossa vida até que cheguemos a semelhança de Cristo e testemunharmos de seu amor, sua boa notícia e principalmente sua boa companhia.
Pr. Fabricio Fukahori