SÉRIE DE BREVES MEDITAÇÕES BÍBLICAS
1 Timóteo 2. 1 – 4
A oração sempre foi um ponto chave na vida do povo de Deus. Encontramos nas Escrituras várias menções a importância da oração. Nosso Senhor Jesus, o Deus-homem, foi um homem de oração. Seus discípulos aprenderam a não subestimar a importância da oração e tomaram uma decisão que foi um divisor de águas na vida da igreja: “quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra” (Atos 6. 4). Assim como os demais apóstolos, Paulo foi um homem de oração, e incutiu na mente de Timóteo, seu filho na fé, a importância da oração para sua vida e para a igreja.
Segundo Timothy Keller, a oração é a única porta para o autoconhecimento genuíno. É também a principal maneira de experimentarmos profunda transformação – a reordenação dos nossos afetos. A oração é o modo pelo qual Deus nos concede muitas das coisas inimagináveis que tem para nós. Aliás, do ponto de vista de Deus, a oração confere confiabilidade para que Ele nos dê muitas das coisas que mais desejamos. É a maneira de conhecermos a Deus, o caminho para, enfim, tratá-lo como Deus. A oração nada mais é que a chave para tudo o que necessitamos fazer e ser na vida.
Assim, a oração deve ter primazia na vida do povo de Deus. Precisamos falar com Deus antes de falar aos homens. Precisamos orar antes de pregar, pois Deus deseja a salvação de todos os homens (v. 4). Mas a salvação depende do pleno conhecimento da verdade.
Paulo ressalta a importância de orarmos por todos os homens sem distinção para que eles cheguem a este pleno conhecimento. Orar pelos reis e pelos súditos, pelo rico e pelo pobre e por aqueles que estão investidos de autoridade para nos governar, para que todos nós possamos viver sem inquietações e desordens.
É claro que Paulo não cita todas as pessoas pelas quais podemos e devemos orar. No entanto, devemos orar pelos conhecidos e pelos que não conhecemos pessoalmente e pelas pessoas que sabemos que necessitam de oração.
Pare um pouco agora e ore por alguém. Deus pode intervir poderosamente na vida desta pessoa por meio da sua oração.
“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. (Efésios 6.18).
Com orações e gratidão.
Rev. Ricardo Luiz de Moraes
Comentários