1 Timóteo 1. 3 – 7
Paulo rogou a Timóteo que permanecesse em Efésio para admoestar certas pessoas que estavam ensinando falsas doutrinas. O apóstolo descreve os falsos ensinamentos como “fábulas e genealogias sem fim” (v. 4). Eles utilizavam a Lei do Antigo Testamento, especialmente as genealogias, para inventar novidades doutrinárias de todo tipo, que faziam as pessoas se desviarem dos ensinamentos das Escrituras. Eles não entendiam o conteúdo e nem o propósito da Lei de Deus e privavam os cristãos da liberdade da graça (Gl 5.1) e os levavam à escravidão do legalismo, uma tragédia que continua a repetir-se em nossos dias. Ao invés de gerar amor, pureza, uma consciência limpa e fé sincera, essas falsas doutrinas causavam divisões, hipocrisia e problemas de todo tipo.
Assim como aconteceu no passado, a igreja atualmente tem enfrentado muitos falsos mestres e seus ensinamentos contrários à Palavra de Deus. Esses falsos mestres estão infiltrando-se na igreja para pregar falsas doutrinas, trazendo enganos e divisões ao povo de Deus. Devemos estar atentos aos falsos mestre e seus ensinamentos. Devemos zelar pela sã doutrina, admoestar os incautos e lutar contra os falsos mestres que tentam enganar e estão corromper a mensagem do evangelho. O inimigo nem sempre mora ao lado, às vezes, ele pode estar junto de nós.
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7. 15 – 20).
#reflexões #meditaçõesbíblicas #bíblia #bible #apóstolopaulo #timóteo

Compartilhar: